10 Perguntas para a Imobiliária que vai Vender seu Imóvel

Faça essas 10 Perguntas para a Imobiliária que vai Vender seu Imóvel

Está vendendo seu Imóvel? Então você precisará de um Corretor de Imóveis ou de uma Imobiliária. Mas qual? Como escolher bem? Como encontrar o Melhor Corretor ou Imobiliária? Que Informações eu preciso ter antes de me definir por uma Imobiliária?

Faça essas 10 Perguntas para a Imobiliária que vai Vender seu Imóvel, são 10 Perguntas Inteligentes para usar na Entrevista e que vão ajudar você a escolher melhor dentre as várias imobiliárias da cidade:

  1. Há quanto tempo você está no Mercado Imobiliário?

Uma Imobiliária aberta recentemente pode fazer um trabalho maravilhoso, mas não tem todo o treinamento adequado e a experiência que a Profissão requer. Porém, o pior de tudo é a quantidade de Contatos que possui. Empresas e Profissionais que estão no mercado há uns 5 anos ou mais, além da experiência prática que trazem, possuem seguramente muito mais clientes potenciais, uma enorme carteira de clientes, dentre os quais um deles pode vir a comprar o seu Imóvel. Além disso, a Experiência com Negociação é uma das coisas mais importantes a se requerer num Corretor de Imóveis. Saber negociar preço e forma de pagamento faz toda a diferença.

  1. Qual é o seu Índice Médio de Desconto/Preço Inicial ou o IMD/P?

Toda Imobiliária deve usar um CRM, onde insere os dados de seus Clientes e insere também todas as Etapas do Processo de Vendas de Imóveis. Além disso, insere as observações a respeito de cada negociação. Dessa forma, a empresa demonstra profissionalismo.

Esses dados são importantes para você também, pois ali estará o IMD/P, um índice que lhe diz coisas importantíssimas sobre a Imobiliária. Quer ver? Digamos que a Imobiliária em questão já realizou 1.000 Vendas até hoje. Em todas essas vendas, os Corretores deram em média 14% de desconto sobre o preço de venda. E esse índice lhe diz 3 coisas:

  • Primeiro, a Imobiliária precifica errado, colocando seus preços muito lá em cima. Isso afasta os compradores potenciais.
  • Segundo, a Imobiliária não negocia direito, pois dá descontos enormes aos compradores.
  • Terceiro, a Imobiliária não tem uma base de dados dos preços dos imóveis da sua região e pratica a Especulação dos Preços, o que é péssimo para o Mercado.

Agora, se você disser que quem define o preço é você, o proprietário, e que a Imobiliária te consulta toda vez que uma proposta chega, a Imobiliária falhou em te ajudar a precificar corretamente o imóvel e a te ensinar que eles é que serão os responsáveis pela negociação e pela venda, sem que seja preciso te consultar a todo instante e atrasar a negociação por causa disso. Veja, o correto e mais inteligente de se fazer é a Imobiliária e você, definirem um valor mínimo para o imóvel, juntos. Quando o cliente comprador fizer uma oferta dentro dessa faixa de valor, a imobiliária confirma a negociação, realiza a venda e pega a assinatura do comprador no contrato, que já estava pronto antecipadamente. Assim, a venda se realiza de forma profissional e de maneira rápida, sem morosidade, sem ficar perdendo tempo te consultando a todo instante. Mas se não for feito dessa maneira, o imóvel fica estacionado na imobiliária, sem interessados, sem visitação, sem propostas de compra. E ela vai colocar a culpa em você.

Toda Imobiliária deve manter um histórico de negociação de preços e fechamentos, preços estes que devem estar  muito próximos aos Valores da Venda. O Índice ideal é de 0%, ou seja, nada de descontos. Mas isso é impossível, pois sabemos que o Brasileiro adora pechinchar e a grande maioria dos Corretores de Imóveis não sabe realizar Negociações de forma Profissional. Por último, precificam o imóvel de maneira errada. Então não vendem o seu imóvel.

  1. Você tem um Plano de Marketing para vender meu Imóvel? Qual será?

Parece uma pergunta dificílima, mas na verdade não é. É como se você perguntasse ao Corretor: “Como vocês vão vender o meu Imóvel? Onde e com que frequência vocês vão anunciar? Pode me mostrar um panfleto de vocês? Como vocês vendem na Internet?”

Essas informações já são mais do que suficientes para eliminar pelo menos 75% de todas as imobiliárias da cidade. Mas não são suficientes pra você! Pergunte também:

  • para quantos compradores potenciais o seu imóvel será oferecido;
  • quantos corretores vão oferecer o imóvel;
  • qual a Taxa de Conversão (qtd de Visitas/qtd de Vendas) da imobiliária;
  • qual será a estratégia de apresentação do imóvel;
  • quem fará as fotos e/ou vídeos do seu imóvel;
  • pergunte se o Corretor ou a Imobiliária tem Site;
  • se o imóvel vai para a área de destaque do site;
  • se a imobiliária está inscrita em várias redes sociais;
  • em quais portais eles anunciam seus imóveis;
  • se o seu Imóvel também será anunciado nesses portais;
  • em quais deles especificamente;
  • em que dias as visitas serão agendadas;
  • se haverá uma estratégia de embelezamento do imóvel…

Se as respostas forem satisfatórias, deixe o imóvel com a imobiliária. E se não forem, deixe essa de lado. É melhor usar 1 imobiliária ótima do que 100 imobiliárias ruins. Pra não desvalorizar seu imóvel.

  1. Qual o seu Creci? Você está em dia com o Creci?

Parece besteira perguntar isso, mas não é. E sabe quantos clientes perguntam o Creci do Corretor ou da Imobiliária? Perto de 0… Qual a razão de perguntar isso? Pois bem, você tem certeza absoluta de que o Corretor em questão, é Corretor mesmo? Pode ser um ladrão que, assim que entrar no seu imóvel para tirar fotos ou para apresentar o Imóvel a um cliente que está com ele, simplesmente anuncia o assalto. Há casos e mais casos semelhantes.

E a Imobiliária? O Profissionalismo é um critério importante, então responda você mesmo: é profissional uma imobiliária que não está com seu Creci em dia? Mais do que isso, o Creci da Imobiliária pode estar sob processo judicial, sob investigação por fraudes fiscais, entre inúmeras coisas. Peça o Creci e verifique o número no site do Creci da sua cidade.

  1. O que separa a sua Imobiliária da Concorrência? O que você faz que as demais não?

A maioria das Imobiliárias tem Site. Mas são bons? Estão bem posicionados no Google? Quais os canais de comunicação entre os Corretores e Clientes? Chat? Telefone? Email Marketing? TV? Revistas? Jornais? Qual a média de idade dos corretores da imobiliária? Acima dos 30 anos? Dos 40 anos? 50 Anos?

A Imobiliária possui uma Agência de Publicidade ou um profissional de Marketing em sua estratégia de vendas? Sim é a resposta que você deseja.

  1. Quantos Imóveis vocês venderam no último mês? Qual o tipo de Imóvel mais vendido?

Se você está vendendo um Imóvel de 3 Dormitórios e a imobiliária vendeu apenas Imóveis de 1 e 2 Dormitórios, então não sabem ou não conseguem vender imóveis maiores e/ou mais caros. Uma coisa é vender um imóvel de R$ 400 mil. Outra coisa é vender um imóvel de R$ 750 mil. E outra coisa muito diferente é vender um imóvel de R$ 2 Milhões. O público-alvo e as negociações são bem diferentes.

Agora digamos que o seu imóvel tem mais de 10 anos de uso. E a imobiliária em questão vende imóveis na planta, em sua grande maioria. Não deixe seu imóvel com eles, pois não saberão vender um imóvel antigo, isso requer uma estratégia bem diferente dos lançamentos.

As estatísticas de vendas da imobiliária também são importantes pra você. Pergunte quantos imóveis eles possuem (poucos é ruim, imóveis demais é ruim) e quantos eles venderam no último mês, no mês anterior e no outro mês. Então você divide a quantidade de imóveis vendidos pela quantidade de imóveis em oferta. Esse índice deve ser maior que 0.25%.

  1. Quanto você cobra de Comissão?

O Creci regula essa taxa em 6%, mas muitas vezes os proprietários pagam uma porcentagem maior para incentivar a imobiliária a vender o imóvel. E quando a comissão é maior, eles trabalham mais intensamente para conseguir vender tal imóvel. Isso é ruim pra você, pois o seu imóvel ficará de lado, por que os corretores vão tentar “empurrar” o imóvel que paga a melhor comissão. Então investigue isso atentamente, para que o seu imóvel tenha as mesmas chances de venda que os outros possuem.

  1. Você conhece Profissionais de Manutenção e Prestadores de Serviço?

Seu corretor de imóveis ou sua Imobiliária deve possuir uma lista de profissionais prestadores de serviços, tais como Eletricista, Encanador, Instalador de Ar Condicionado, Diarista, Babá, Pintor, TV a Cabo, Internet, Mudanças, Montador de Móveis, etc… Isso demonstra que a Imobiliária possui um Atendimento de Pós-Venda muito bem organizado.

  1. E se eu ficar insatisfeito com o seu Serviço? Como eu cancelo?

Se você assinar um acordo de exclusividade com o Corretor de Imóveis ou Imobiliária e depois descobrir que você está descontente com o acordo, será que vão deixar você cancelar o contrato de exclusividade sem cobrar uma Taxa? Então, antes de assinar o acordo, leia atentamente o contrato. E se não assinar o contrato de exclusividade, mesmo assim antecipe-se e pergunte se não existirão cobranças no futuro.

  1. O que não te perguntei mas que na sua opinião, eu preciso saber?

Preste muita atenção à forma como o corretor de imóveis responde a esta pergunta, porque há sempre algo que você precisa saber. Sempre!

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